Sindjor-MT suspende tabela de freela após questionamento do Cade

Sindicato defende caráter orientativo; Cade aponta combinação de preços

Por determinação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor MT) retirou do site e das redes a tabela de referência para trabalhos de freela. A investigação, aberta em 2023, apura possível violação das regras de concorrência por tabelas desse tipo, mantidas por entidades da categoria em vários estados.

O processo envolve a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e sindicatos estaduais. Para o Cade, listas com valores sugeridos podem configurar “combinação de preços”. As entidades afirmam que as tabelas eram apenas orientativas, para balizar negociações diretas entre profissional e contratante.

Diante da orientação jurídica conjunta, Fenaj e sindicatos decidiram suspender a divulgação dessas tabelas até decisão final. A medida é preventiva e busca evitar sanções.

Filie-se: fortaleça o seu sindicato

O Sindjor MT representa jornalistas, repórteres cinematográficos, repórteres fotográficos e diagramadores. Precisamos de você para ampliar e fortalecer essa luta. Uma base maior amplia a força de negociação e a capacidade de mobilização. Com menos associados, fica mais difícil sustentar e avançar direitos.

Filie-se

Veja também

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Fale com o Sindjor!