Sindjor-MT recebe Humberto Ferreira, acadêmico da UNEMAT e jornalista com mais de meio século de profissão

Decano do jornalismo mato-grossense, Humberto Ferreira visita Cuiabá e inspira Sindjor-MT ao destacar que “pra faculdade não tem idade”

O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) registrou, no dia 1º de dezembro, um encontro especial e carregado de simbolismo. Humberto Ferreira, piauiense, filho de tipógrafo, jornalista desde os 17 anos e hoje acadêmico de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Tangará da Serra, esteve em Cuiabá para uma agenda pessoal que se transformou em um almoço repleto de memórias, ideias e inspiração.

Conhecido carinhosamente pelos colegas de turma como “o decano”, Humberto ingressou na universidade pouco antes da pandemia, motivado pelo desejo de compreender academicamente a profissão que já exerce há mais de cinquenta anos. “Há jovens velhos e velhos jovens”, costuma dizer. E completa: “Pra faculdade não tem idade”.

A visita começou na Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá, onde Humberto e o presidente do Sindjor-MT, Itamar Perenha, encontraram-se para um momento de silêncio e conexão espiritual. “Em meio à azáfama diária da presidência, foi um encontro que lembrou a todos nós o divino que habita cada um”, destacou Itamar.

De lá, ambos seguiram para um bar na Praça Alencastro, onde o café se estendeu em conversa até virar almoço. Durante o encontro, Humberto falou sobre sua trajetória, seu entusiasmo com o curso de Jornalismo, no qual ingressou em segundo lugar, estimulado pelo professor Gibran Lachowsky, e sobre sua recente conquista: o registro profissional de jornalista (DRT), obtido com base na legislação vigente.

A conversa evoluiu para projetos futuros que envolvem iniciativas para mapear, reconhecer e homenagear talentos jornalísticos que atuam em todas as regiões de Mato Grosso, muitas vezes longe dos grandes centros, mas essenciais para conectar suas comunidades à informação, à cultura e ao entretenimento.

“Estamos diante de um exemplo vivo do valor da experiência, da curiosidade e da renovação”, afirmou Itamar. “Humberto demonstra que jornalismo é vocação, entrega e, sobretudo, aprendizado contínuo.”

O Sindjor-MT destaca que o encontro foi mais que uma visita: foi um lembrete de que o jornalismo mato-grossense é feito por profissionais de todas as idades, histórias e trajetórias, e que cada um deles merece ser visto, ouvido e valorizado.

“O decano”, como prefere ser chamado, deixa um recado inspirador: “Pra faculdade não tem idade, e pro Jornalismo, muito menos.”

O Sindicato registra com alegria o almoço descontraído, recheado de boas histórias e ideias que agora passam a integrar a pauta de trabalho da diretoria, inspirada pela energia do acadêmico mais experiente da turma da UNEMAT.

Veja também

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Fale com o Sindjor!