SINDJOR E FENAJ orientam os jornalistas na cobertura das eleições 2022

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso (Sindjor/MT), preocupado com a possibilidade de violência durante a cobertura no dia da ELEIÇÃO, vem, por meio desta, sugerir às empresas medidas de segurança para garantir a integridade do jornalista, principalmente dos repórteres fotográficos e cinematográficos, vítimas preferenciais de ataques.

– Não enviar jornalista sozinho para a cobertura
– Enviar a equipe em veículo timbrado
– Orientar o motorista a permanecer sempre perto do evento para caso seja necessário se retirar do ambiente rapidamente.
– Fornecer telefone celular para a equipe e para o motorista
– Se houver risco para o jornalista, determine sua retirada imediata do local
– Em caso de contratação de freelancer, fornecer crachá provisório com nome do veículo de comunicação e nome do jornalista

DICAS DE SEGURANÇA
– Sempre que possível tenha alguém ao seu lado, pois quando se está filmando ou fotografando perde-se visão periférica.

– Não ande com pouco bateria no telefone celular.

– Tenha sempre o telefone de contato da equipe que está com você, inclusive do motorista.

– Caso ocorra qualquer problema, acione imediatamente sua chefia imediata e relate o fato

– Se sofrer agressão ou ameaça, afaste-se do local, procure identificar quem são os agressores (apoiadores do candidato, PM, segurança) e faça Boletim de Ocorrência.

O Boletim de Ocorrência é fundamental para responsabilizar os autores, documentar a agressão e dar mais elementos garantia do direito ao trabalho dos profissionais de imprensa.

Comunique imediatamente a chefia ou ao sindicato agressões e hostilidades para que ela avalie se há risco ou não de segurança.

DIREÇÃO SINDJOR/MT
EM DEFESA DOS/AS JORNALISTAS

“Guia de Proteção a Jornalistas na Cobertura Eleitoral”, elaborado pela Secretaria de Saúde e Segurança da FENAJ, a partir de publicação do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.

“Guia para enfrentamento da violência política de gênero”, elaborado pelo Redes Cordiais, e a publicação “Falando sobre ataques online e trolls: um guia para jornalistas e criadores de conteúdo na internet”, que ensina como lidar com ataques virtuais;