Sindjor apoia manifestação de servidores públicos

Redação Gibran Luis Lachowsiki e Fotos de Magda Matos

O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) participou nesta terça-feira, dia 12, da manifestação dos servidores públicos do poder executivo estadual em Cuiabá, organizada pelo Fórum Sindical.

Foi uma atividade animada pela marchinha “Mauro Mente”, em referência às promessas de campanha descumpridas pelo governador Mauro Mendes. O protesto foi o primeiro passo para a construção de uma greve geral.

A vice-presidenta do Sindjor, Magda Matos, esteve presente e prestou solidariedade à luta dos trabalhadores do serviço público, que estão com salários atrasados e até mesmo sem receber o Décimo Terceiro do ano passado (quem faz aniversário em novembro e dezembro). Vários jornalistas que são funcionários públicos efetivos ou contratados estão nessa situação.

Magda também fortaleceu a necessidade do pagamento em dia dos salários, a revogação da lei que praticamente congela a Recomposição Geral Anual (RGA) e a posição contrária ao aumento da alíquota da Previdência, de 11 para 14 por cento.

“Também estamos aqui para oferecer o espaço do nosso site para reproduzir notas do Fórum Sindical. E ressaltamos que quando aparece na mídia uma informação falaciosa, isto é obra dos patrões da comunicação e não dos trabalhadores da notícia”, explicou.

A jornalista convidou os servidores para participar do bloco carnavalesco do Sindjor, o “Imprensando Bebum”, que existe desde 1987 e este ano vai pra rua com a marchinha “Bolsomauro”, em alusão aos ataques do presidente Jair Bolsonaro e do governador de Mato Grosso ao serviço público e à sociedade.

Os milhares de servidores que participaram da manifestação se encontraram em frente ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na avenida do CPA, passaram pelo Palácio Paiaguás e encerraram a passeata na Assembleia Legislativa.