Reestruturado, Sindjor-MT inova com eleição online de diretoria para o biênio 2023/24

O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) elegerá no dia 02 de dezembro sua nova diretoria para o próximo biênio. Conforme preconiza o estatuto, serão 11 novos membros que comandarão a entidade nos anos de 2023 e 2024. Apenas uma chapa, de nome “Em Defesa da(o)s Jornalistas”, está inscrita para o pleito,

A novidade é que as eleições desse ano serão realizadas na modalidade online, com os filiados votando em plataforma desenvolvida pela própria entidade sindical, com acompanhamento de comissão eleitoral constituída em assembleia geral extraordinária realizada em 20 de setembro, também na modalidade online, pelo aplicativo “Meet”, do Google.

O processo eleitoral, iniciado em 30 de setembro, contou com prazo final para registro de chapas em 20 de outubro e, a partir daí, a campanha, culminando com o pleito no próximo dia 02.

Segundo o membro-presidente da Junta Administrativa da entidade, Itamar Perenha, a tecnologia da eleição online permite a democratização do Sindicato. “Havia um desejo do interior de participar sem precisar ir à capital e estamos atendendo essa demanda. Ou seja, o eleitor do interior fica mais próximo do Sindicato, assim como o próprio filiado da capital, já que se torna mais prático votar”, observa.

A eleição do dia 02 de dezembro inicia às 08h00 da manhã e transcorre até às 20h00. Já a partir do encerramento, ocorre a totalização.

Reestruturação e nova sede

Após um período de muitas dificuldades, em que conviveu com a inércia da categoria, dívidas, restrições cadastrais e até mesmo risco de perda da carta sindical, o Sindjor-MT começou a se reerguer a partir de 2018, quando o jornalista Itamar Perenha foi eleito para coordenar a entidade.

A partir de então, o Sindjor-MT mergulhou numa fase de profunda reorganização, com novas filiações e retomada dos trabalhos de defesa da categoria dos jornalistas.

Ainda em reestruturação, a entidade sindical teve de formar Junta Administrativa para preencher o período compreendido entre o final de 2020 até o presente momento, para o qual não houve eleição de nova diretoria. Vencida esta fase, a entidade realiza, enfim, o processo eleitoral para eleição de uma nova diretoria colegiada.

Neste período conduzido pela diretoria do biênio 2019-2020 e pela Junta Administrativa no ano de 2021 e no atual, o Sindjor-MT obteve várias conquistas. Estabeleceu contato com o interior, criando e encaminhando núcleos (como em Tangará da Serra). Ano passado, firmou vários Acordos Coletivos fixando piso salarial de R$ 3.342,34 para jornada de cinco horas e estabeleceu as cláusulas econômicas e sociais da pauta de reivindicações da Campanha Salarial de 2022..

Esta semana, o Sindjor-MT, através da Junta Administrativa, finaliza a documentação para aquisição da sua nova sede, no Edifício Leblon, no Centro de Cuiabá.

O Sindjor-MT também está representado na diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), através do jornalista e membro da Junta Administrativa, Itamar Perenha.

Confira a relação de nomes que participam da Chapa

ADILSON AZEVEDO DA COSTA
ALDO DE ANGELIS SALZEDAS