NOTA DE REPÚDIO POR AGRESSÃO A CINEGRAFISTA

O SINDICATO DOS JORNALISTAS DE MATO GROSSO repudia a agressão sofrida pelo cinegrafista da TV CULTURA, Lázaro Edno de Campos, ontem, 19 de julho, no período matinal, quando gravava uma operação efetuada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, para o recolhimento de motocicletas e veículos estacionados irregularmente nas proximidades do Hospital São Mateus, no Bairro Bosque da Saúde.

A agressão, foi efetuada pelo motorista de guinchos de prenome BRUNO, empregado da empresa RODA LEGAL, contratada pela Prefeitura para esses serviços. Naquela oportunidade, o motorista, sem qualquer motivo e por simples irritação com as gravações que eram feitas em ambiente público, portanto sem qualquer tipo de restrição legal, avançou aos palavrões e socos contra o cinegrafista, tendo provocado lesões no profissional sem que os fiscais de trânsito, que têm poder de polícia, tomassem qualquer iniciativa para impedir o ataque injustificado.

O cinegrafista procurou, então, a 1ª Delegacia de Polícia, onde fez o registro do Boletim de Ocorrência e, concomitantemente, foi encaminhado ao Instituto Médico Legal para constatar as lesões sofridas e dar o necessário e indispensável encaminhamento legal a esse episódio covarde.

O Sindicato dos Jornalistas que tem desempenhado com as autoridades de segurança pública uma busca da redução da violência contra jornalistas e profissionais da área de comunicação, vai, através de seu Departamento Jurídico, acompanhar o devido expediente legal para que essa agressão seja punida na forma da lei visando proporcionar condições para que os jornalistas, nos diferentes ramos de atividade, possam promover a indispensável liberdade de imprensa indispensável para manter a sociedade devidamente informada dentro do que prevê na nossa Constituição que consagra esse liberdade entre os direitos e garantias individuais em proveito de todos.

Cuiabá, 20 de julho de 2022.

Itamar Perenha

-presidente do Sindjor/MT-