Inscrições abertas para a 5º edição do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados

Premiação distribuirá R$ 10 mil aos ganhadores; jornalistas e organizações podem se inscrever até 8 de outubro

Já estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados. Criada para fortalecer o jornalismo de dados no Brasil, a iniciativa reconhece a excelência no uso de dados para reportar, analisar e investigar questões que afetam a sociedade brasileira. Qualquer profissional ou organização que tenha desenvolvido um trabalho jornalístico a partir de dados poderá conferir o regulamento e se inscrever até 8 de outubro por meio deste formulário.

 

A edição deste ano premiará trabalhos publicados a partir de 23 de setembro de 2022 que se encaixem em uma das seguintes categorias: Investigação, Visualização de Dados, Inovação e Experimentação e Dados Abertos.

 

Ao todo, serão selecionados doze finalistas, três em cada categoria, a partir de critérios como originalidade, relevância, replicabilidade e precisão. Além do reconhecimento, os ganhadores serão contemplados com um prêmio em dinheiro no valor total de R$ 10 mil, divididos igualmente entre as categorias.

 

O Prêmio é uma iniciativa da Escola de Dados, programa educacional da Open Knowledge Brasil (OKBR), em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Transparência Brasil.

 

“O Brasil tem hoje uma comunidade muito madura de jornalistas de dados e que encara com muito rigor os seus trabalhos baseados em evidências. Nesse sentido, o Prêmio se consolida como um espaço em que trabalhos de excelência são homenageados e destacados nesse registro histórico que vem sendo construído desde a primeira edição”, ressalta a coordenadora da Escola de Dados, Jamile Santana.

 

A cerimônia de premiação marcará o encerramento da 8ª Conferência de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br), o maior evento de jornalismo de dados da América Latina, em 19 de novembro, em São Paulo. Mais informações e o regulamento estão disponíveis no site do Prêmio.

 

Sobre o Prêmio

 

O Prêmio CWA homenageia Cláudio Weber Abramo, jornalista pioneiro no debate sobre dados e transparência pública no Brasil, falecido em agosto de 2018. Ganhador do Prêmio Esso em 2006 com o Excelências, banco de dados sobre parlamentares, Cláudio foi um dos principais defensores da criação da Lei de Acesso à Informação, além de fundador da Transparência Brasil.

 

Realizada desde 2019, a premiação já se tornou uma vitrine da diversidade e do potencial do jornalismo de dados brasileiro, com mais de 450 trabalhos inscritos e 18 projetos premiados. A galeria com os trabalhos das edições passadas pode ser acessada no site do Prêmio.

 

Entre os objetivos da iniciativa estão incentivar o uso de dados nos seus diferentes formatos para abordar temas de alta relevância social; estimular a produção e o uso de dados abertos sobre temas de interesse público no jornalismo; e apoiar iniciativas de transparência e dados abertos produzidas pelo jornalismo brasileiro.

 

Sobre a OKBR

Fundada em 2013, a Open Knowledge Brasil desenvolve projetos que beneficiam milhares de pessoas e impactam políticas públicas em quatro linhas de atuação: Advocacy e Pesquisa, Escola de Dados, Ciência de Dados para Inovação Cívica e Parcerias e Serviços. Também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária que desenvolve e incentiva o uso de tecnologias cívicas e de dados abertos, realiza análises de políticas públicas e promove o conhecimento livre para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente e participativa.

Assessoria de Imprensa da OKBR:

Corcovado Comunicação Estratégica

 

Ciro Cavalcante
(21) 97497-4444 / [email protected]

 

João Pedro Boaretto
(22) 99911-6053 / [email protected]

 

Amanda Proetti
(11) 97625-2736 / [email protected]

 

Carla Russo
(21) 99196-4250 / [email protected]

Veja também

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Fale com o Sindjor!