Sindjor-MT amplia mobilização nacional e reforça a divulgação do 40º Congresso Nacional dos Jornalistas, que debate pejotização, condições de trabalho e lança a Campanha Salarial Unificada 2026.
O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT), atendendo à orientação do presidente da entidade, Itamar Perenha, inicia nesta semana uma ampla divulgação do 40º Congresso Nacional dos Jornalistas, organizado pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), que será realizado de 10 a 13 de dezembro de 2025, no auditório do Sebrae da Asa Norte, em Brasília (DF). A ação envolve a publicação do conteúdo no site oficial do sindicato, o envio dos links à FENAJ conforme solicitado, além da mobilização das redes sociais da entidade.
O presidente do Sindjor-MT reforçou a importância do engajamento da categoria. “Precisamos ajudar a FENAJ divulgando esse congresso, através do link para outros sites, e encaminhando os links ordenados para a Federação, tanto pelo nosso site quanto pelo deles. Conto com a sua ajuda. Também precisamos garantir a publicação nas redes.”
Fernanda Gama em destaque no Painel 3
A jornalista Fernanda Gama, secretária de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral da FENAJ e presidenta do Sinjorba, será uma das convidadas do Painel 3 – “PJ, MEI ou CLT: quem te defende somos nós!”, marcado para sexta-feira (12/12), às 9h, dentro da programação oficial do congresso.
A participação de Fernanda colocará em debate temas centrais da realidade profissional dos jornalistas brasileiros: remuneração, vínculos de trabalho, pejotização e a crescente precarização da profissão. Ela apresentará dados atualizados sobre o perfil da categoria e os desafios enfrentados no país.
Fernanda alerta para os impactos da pejotização. “A pejotização não é modernização; é uma fraude trabalhista que retira direitos, enfraquece a categoria e desresponsabiliza empresas que deveriam garantir condições dignas aos jornalistas. Nosso compromisso é enfrentar esse processo com organização, mobilização e informação.”
Lançamento da Campanha Salarial Nacional Unificada 2026
Durante o painel, será apresentada oficialmente a Campanha Salarial Nacional Unificada dos Jornalistas 2026, iniciativa estratégica da FENAJ que busca fortalecer negociações coletivas em todos os estados, combater a precarização e reivindicar melhores salários e condições de trabalho.
Congresso reforça compromisso histórico com a democracia
Com participantes de todas as regiões do país, o 40º Congresso Nacional dos Jornalistas reafirma a importância do jornalismo profissional para a democracia, a liberdade de expressão e o direito à informação qualificada.
A trajetória de Fernanda Gama
Com 15 anos de experiência, Fernanda Gama acumula sólida atuação na comunicação pública, no jornalismo político, sindical e no marketing digital. Sua trajetória é marcada pela defesa permanente do trabalho jornalístico, com destaque para seu papel nas negociações salariais, na proteção dos direitos autorais e no fortalecimento das entidades representativas da categoria.
O Sindjor-MT reforça seu compromisso com a valorização profissional e convoca seus filiados e filiadas a participarem ativamente da mobilização nacional em defesa do jornalismo.


