Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial será recriada em Assembleia

A Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de Mato Grosso (Cojira-MT) será recriada no próximo dia 12 de setembro, a partir das 19 horas, quando ocorrerá Assembleia Geral do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso (Sindjor-MT), convocada especialmente para deliberar esta pauta, na modalidade on-line. Por medidas de segurança, o link de acesso será encaminhado aos interessados em participar, após cadastro via formulário. (acesse aqui o formulário para se cadastrar)

Serão eleitos por aclamação cinco jornalistas filiados ao sindicato para um mandato de um ano. Os membros da comissão terão legitimidade para representar o Sindjor nas questões étnico-raciais, podendo organizar eventos, prêmios, visitas às redações visando a conscientização sobre o tema, elaborar materiais educativos, dentre outros que se fizerem necessários para o fortalecimento da igualdade racial e combate ao racismo.

O assunto foi tema de reunião ordinária do sindicato, realizada no último dia 22 de agosto, via videoconferência. A jornalista Aline Coelho esteve presente e, mesmo não sendo sindicalizada, tomou a decisão de se filiar ao Sindjor para se candidatar à Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial. “Acredito que as transformações sociais acontecem no coletivo. É necessário que a gente tenha pensamento coletivo e uma abordagem mais crítica com relação à vida, à responsabilidade social do jornalista, contestar a realidade que está posta, especialmente onde há injustiça. E olhando para o cenário no nosso estado, predominantemente de pessoas negras, pardas e pretas e onde não tem um identitarismo, uma consciência racial, onde a gente não vê pessoas pretas em destaques, esse grupo vem para repensar essa realidade que está posta. Com trabalho árduo, acredito que conseguimos transformar”, afirma.

O estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e integrante do Coletivo de Jornalistas pela Igualdade Racial, Jolismar Bruno, também participou das tratativas para reativar a Cojira e se mostra otimista. “É de extrema importância a reativação da Comissão em Mato Grosso. Nosso estado é diverso. A luta é por todas as raças e etnias consideradas minorias, mas que sabemos e os dados comprovam que são maioria da nossa população. Precisamos modificar a forma do fazer jornalístico visando dar espaço para todas as vozes. É nesse sentido que a comissão vai trabalhar. Mesmo ainda não regulamentadas, nossas ações já tiveram início com a construção de uma lista de fontes para trabalharmos em pautas. Nossa luta pela transformação para um jornalismo mais inclusivo, diverso e mais humanizado que abrace todos os povos já começou!”.

Breve histórico da Cojira – A Comissão está prevista no estatuto do sindicato e já existiu de forma ativa, durante os anos 2012 e 2013, tendo a jornalista Neusa Baptista como coordenadora. Naquela época, a Cojira-MT promoveu importantes debates sobre a questão racial, com interlocução com outras entidades e grupos de estudos, a exemplo da Cojira do Distrito Federal e do Núcleo de Educação e Relações Raciais da Universidade Federal de Mato Grosso (NEPRE/UFMT). Em 2013, a Cojira-MT organizou até mesmo o Prêmio de Jornalismo “Abdias Nascimento”, com o propósito de incentivar a produção de matérias jornalísticas que abordassem o racismo.

Dez anos depois desse histórico de lutas pela igualdade racial por meio do jornalismo mato-grossense, um grupo de jornalistas de Cuiabá retomou o debate sobre a necessidade de se pensar, estudar e agir em torno do cenário de discriminação racial presente na sociedade e, de forma mais específica, no Jornalismo.

“O grupo tem a pretensão de agregar as pautas étnico-raciais sob a perspectiva da construção de pontes, pedagógica e humanizada. Por ora, estamos aguardando assembleia do Sindjor para a criação da Cojira; estamos criando uma lista negra com fontes das mais diversas áreas para serem voz e presença na mídia de Mato Grosso, afinal de contas, nós existimos o ano todo e não somente em 13 de maio, 25 de julho e 20 de novembro”, afirma Julianne Caju, uma das idealizadoras do Coletivo de Jornalistas pela Igualdade Racial, que no momento se organiza por meio de um grupo de WhatsApp e reuniões presenciais e on-line.

O quê: Assembleia Geral do Sindjor para eleger os membros da Cojira-MT

Quando: 12 de setembro, às 19h

Onde: Videoconferência (solicitar link com diretores do Sindjor)

ACESSE AQUI O EDITAL