Cojira-MT é recriada e convida para primeira reunião da comissão

A Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de Mato Grosso (Cojira-MT) foi oficialmente recriada,por unanimidade, no último dia 12 de setembro, durante Assembleia Geral do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (SindJor-MT), convocada para esta finalidade. Os coordenadores da comissão são: Aline Coelho, André Alves, Bruna Maciel, Bruna Pinheiro, Celly Silva, Magda Matos e Márcio Camilo. Eles são responsáveis pela condução dos trabalhos, mas qualquer profissional da categoria pode participar da comissão, desde que seja sindicalizado e esteja em dia com suas obrigações sindicais.

Para dar início à organização da Cojira-MT, que servirá como uma instância auxiliar do Sindjor-MT, no que se refere à pauta antirracista, os coordenadores convidam a todos os interessados a participar da primeira reunião da Comissão, que será realizada no dia 07 de outubro, a partir das 14h, via Google Meet.

A primeira tarefa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de Mato Grosso será elaborar um manifesto, onde estarão contidos os seus objetivos. Durante a Assembleia Geral de refundação da Cojira-MT, foram sugeridos, por exemplo, que ela seja uma instância para recebimento de denúncias de casos de racismo no jornalismo mato-grossense; promover formação antirracista por meio de cursos,palestras, campanhas, voltadas ao público-alvo, que são os jornalistas; firmar parcerias com as universidades e outras organizações da sociedade civil; elaboração e distribuição de uma lista de fontes negras, ou seja, com personalidades negras que atuam nos mais diferentes setores.

Membro da coordenação da Cojira-MT, a jornalista Aline Clho manifestou, na Assembleia Geral, sua felicidade em participar desta mobilização, que inclusive a fez se sindicalizar após 13 anos de atuação. Ela sugeriu que, acima das ações concretas em si, o gruo fortaleça a importância da representatividade. Independentemente da quantidade de entregas em primeiro momento, é importante termos a clareza do quanto arepresentatividade nos fortalece e coloca as demandas em pauta”.

Durante a Assembleia Geral, definiu-se que a coordenação da Cojira-MT tevalidade coincidente com o mandato da diretoria do sindicato, ou seja, dois anos, sendo a eleição feita logo após a posse da nova diretoria do Sindjor-MT. Um endereço de e-mail já foi criado para que a comissão possa se comunicar diretamente com as partes interessadas: [email protected].