Após 02 anos de prorrogações SINDJORMT anuncia novo piso salarial para jornalistas

Depois de mais de dois anos de prorrogações dos acordos coletivos, o SINDJOR/MT – Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso, anuncia o novo piso salarial da categoria, que passa a ser de R$ 3.475,29 (três mil e quatrocentos e setenta e cinco reais e vinte e nove centavos). O novo piso passará vigorar a partir de 1.º de maio, que é a data base da categoria.

Os acordos foram prorrogados nos anos de 2021 e 2022 por conta da declaração da pandemia mundial de Covid-19.

Depois de várias negociações, foi escolhido o índice do INPC para a recomposição salarial, havendo reajuste de 3,83%,preservando a perspectiva de incorporação futura de resíduos inflacionários que forem constatados no período. O índice foi escolhido pela sua qualidade como deflator em acordos salariais.

Desde 2019 foram feitas correções e complementos salariais pelo Benefício Emergencial e outras iniciativas para superar dificuldades impostas pela pandemia. Em
todas as circunstâncias se procurou, tanto quanto possível, aplicar os índices de medição inflacionária para preservar empregos e a capacidade de produção.

Foram convalidadas compensações horárias como substitutivas, em alguns casos, da retribuição pecuniária visando preservar empregos mesmo ao custo de manter por algum período capacidade ociosa e até antecipação de férias consideradas as excepcionalidades. 

O piso redefinido, em face da extinção da ultratividade na Reforma Trabalhista, impôs a negociação para o período 2023 – 2024 a ser substituído por novo Acordo Coletivo
ressalvada a possibilidade de corrigir distorções ou remanescentes inflacionários acumulados no período normal de negociação.

As dúvidas serão esclarecidas pelo e-mail [email protected] ou pelo canal de atendimento do WhatsApp (65) 99903 4398.

 Diretoria SINDJORMT

Veja também

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Fale com o Sindjor!