Alerta Duplo

A Confraria de Jornalistas Profissionais (ProJor) e as organizações abaixo indicadas externam preocupação a respeito de publicações ofensivas a mulheres assessoras de imprensa de Cuiabá.

O Dia Internacional das Mulheres serve de inspiração para o alerta duplo: contra a prática condenável de detrações travestidas de jornalismo, como contra a difamação misógina. Cientes do nosso papel social, reiteramos o ideal de defesa da democracia, da cidadania e do jornalismo profissional e ético. Alertamos e rejeitamos qualquer iniciativa de difamação a terceiros fantasiada de conteúdo noticioso.

Sites, blogs e perfis em mídias sociais podem emitir opinião, não estando limitados aos preceitos jornalísticos. Isso não é ilegal. O direito de livre expressão existe para que haja pluralidade de ideias e que todos possam se manifestar. Mas a desqualificação pessoal, profissional e social de um ser humano pelo simples fato de ser do gênero feminino é, além de crime de difamação, um desrespeito às mais simples regras de convivência social.

Isso precisa parar. Jornalismo é uma atividade profissional. Que requer pessoas tecnicamente aptas e treinadas para o trabalho. E que não deve abrir espaço para condutas misóginas e discriminatórias – muito menos para servir de expediente para ações difamatórias, gratuitas e agressivas.

Os jornalistas merecem proteção das autoridades que devem processar e punir chantagistas. Os leitores merecem consumir notícias verdadeiras por meio de um jornalismo de alto nível. A sociedade merece que o jornalismo proteja o direito à informação e não condutas criminosas.

Cuiabá, 8 de março de 2021.

Confraria de Jornalistas Profissionais de Mato Grosso (ProJor)
Sindicato de Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor MT)
Comissão do Direito da Mulher (CDM) da OAB-MT
Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de MT