1° de Maio também é Dia d@ Jornalista

Sindjor MT

O Dia 1° de Maio é uma data especial também para as jornalistas e os jornalistas. Afinal, somos trabalhadoras e trabalhadores. E se hoje lutamos pela manutenção e ampliação de direitos, é porque muitas pessoas deram suor e sangue na organização da categoria e defesa do interesse público.

Piso salarial, jornada definida de trabalho, décimo terceiro, férias remuneradas e outros dispositivos trabalhistas foram incorporados à nossa realidade porque houve consciência de classe e mobilização sindical, apesar dos retrocessos expressos pela Reforma Trabalhista, pela proposta da Reforma da Previdência do governo Bolsonaro e pelas constantes liberalidades do mercado, empurrando-nos para a pejotização e outras condições correlatas.

A realidade concreta nos cobra, diante desses desafios e das consequências da convergência digital, uma postura crítica e propositiva, que coloque a trabalhadora/o trabalhador jornalista no centro das nossas discussões e ações. Pois mesmo com os avanços históricos, na maior parte dos municípios de Mato Grosso o piso salarial é algo distante da rotina, assim como o pagamento de horas extras, entre outros direitos mais ou menos inseridos no âmbito de trabalho jornalístico na Grande Cuiabá.

Por isso, mais do que digladiar entre nós e ficar a gritar no deserto, precisamos nos unir, pondo a solidariedade de classe num patamar efetivo, expressa no nosso esforço em garantir acordo coletivo, convenção coletiva, quitação de dívidas, participação em reuniões, diálogo com a universidade, contato com outros sindicatos e movimentos sociais.

Em homenagem a cada uma e a cada um que faz de seu trabalho uma forma de transformar o mundo, feliz Dia da Trabalhadora e do Trabalhador.

Sindjor MT – Gestão Em defesa d@ Jornalista – 2019/2020