Sindjor comemora centenário de interatividade no jornalismo com “Raloin do Sacy”

O Sindicato dos jornalistas de Mato Grosso está comemorando os 100 anos da interatividade no jornalismo. A comemoração será por meio de um evento denominado “Raloin do Sacy”, no dia 31 de outubro, em homenagem ao jornalista e escritor Monteiro Lobato, que em 1917 publicou uma série de matérias que originou o livro “O inquérito do Sacy” e deu inicio à sua carreira de escritor.

As matérias de Monteiro Lobato, além de provocar a interatividade dos leitores, serviu também para tirar o folclore brasileiro da oralidade e dar um contexto cultural às nossas histórias, em contraposição à dependência cultural europeia. O “Inquérito do Sacy”, também reavivou o jornalismo da época, perdido na banalização da cobertura da Primeira Guerra Mundial.

O “Raloin” do Sindjor terá como principal atração um jantar preparado pelo Chef internacional Antonio Weinmann, com passagem pelo principal restaurante de Boston (EUA) o L’espalier e de Cambridge (Massachussets) o Parsnip. As preparações obedecerão os critérios da alta gastronomia de um menu degustação de vários pratos, todos baseados na abóbora (símbolo do dia 31 em que é comemorado o Halloween em todo o mundo e na gastronomia regional.

A Festa dos jornalistas que será na nova sede do Sindicato (rua do Carmo nº 55 – Baú) tem como lema “Venha rever os amigos e criar novos relacionamentos” marcará o início de uma ampla campanha de sindicalização marcando uma nova fase no Sindjor que deverá se tornar mais ativo para atender os jornalistas. O serviço do jantar e a preparação dos pratos terá a participação de estudantes da Faculdade de Nutrição da UFMT.