Sindjor-MT e Cojira-MT convidam comunicadores para o 1º Workshop de Equidade Racial de Mato Grosso

A Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Cojira-MT) convida jornalistas, comunicadores e estudantes de comunicação de todo o estado a participarem do 1º Workshop de Equidade Racial de Mato Grosso, com o tema “Vozes Negras de Mato Grosso”, por uma Comunicação mais diversa”. O evento será realizado no dia 23 de novembro de 2024 (sábado), das 8h às 18h, na Casa Cuiabana, em Cuiabá, com inscrições gratuitas e emissão de certificado emitido pelo IFMT. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas clicando neste link: https://linktr.ee/cojiramatogrosso.

O workshop tem como objetivo principal sensibilizar e capacitar profissionais e acadêmicos da comunicação para a importância da equidade racial e da representatividade na produção de conteúdos. Além disso, o evento visa ampliar a visibilidade das vozes negras e indígenas nos meios de comunicação, divulgar uma lista de fontes negras, conscientizar sobre práticas de comunicação antirracistas e refletir sobre a ocupação do mercado de trabalho por profissionais negros e indígenas na área.

Programação

A programação do evento terá início às 8h, com o credenciamento e uma apresentação cultural. A abertura oficial será às 9h, com a presença do presidente do Sindjor-MT, Itamar Perenha, e da coordenadora da Cojira-MT, Celly Silva. A palestra magna será ministrada pela professora doutora Cândida Soares, pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação da UFMT (Nepre/UFMT).

Às 10h10, será realizada a mesa de debate intitulada “As fontes falam. Você escuta?”, com a participação da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, desembargadora Adenir Carruesco, do psicólogo e radialista Carlos Augusto dos Santos, e da advogada Eliane Xunakalo.

Na sequência, às 11h20, o painel “Diálogos com representantes dos movimentos negros e indígenas de Mato Grosso” contará com Antonieta Luísa Costa, presidente do Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (Imune-MT); Ana Carolina Borges, coordenadora da Rota da Ancestralidade; de representante da Federação dos Povos Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt). Haverá intervalo para almoço, com cardápio cuiabano, que será vendido no local.

A programação retornará às 14h30 com o painel “Como evitar estereótipos e preconceitos na produção de conteúdos midiáticos”, com as jornalistas Helena Corezomaé, mestre em Antropologia Social e editora do portal Primeira Página; Nealla Machado, professora doutora do curso de pós-graduação em Comunicação da UFMT; e o jornalista Aluízio de Azevedo, ativista cigano e doutor em Comunicação e Saúde.

Às 15h30, haverá um espaço para a apresentação de boas práticas de equidade racial na comunicação de Mato Grosso. Os profissionais interessados ​​em apresentar seus trabalhos já publicados deverão submeter seus projetos à comissão organizadora, enviando o material até o dia 31 de outubro para o e-mail [email protected]. As vagas para apresentação são limitadas.

O evento se encerrará com um sarau no quintal da Casa Cuiabana, com apresentações culturais, palco livre e bebidas grátis para os participantes.

Organização e apoio

O 1º Workshop de Equidade Racial de Mato Grosso é organizado pela Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Cojira-MT), composta por Aline Coelho, Bruna Maciel, Celly Silva, Cida Rodrigues, Julianne Caju, Magda Matos e Priscila Mendes.

O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secel-MT), do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), do Comitê de Cultura de Mato Grosso, e patrocínio do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (SISMA/MT), Grupo Petrópolis e Águas Lebrinha.

Redes Sociais e informações

Para conferir a programação completa e se manter atualizado sobre o evento, siga as redes sociais do Sindjor-MT e da Cojira-MT: @sindjormt e @cojiramatogrosso