Registro

05/10/2017 18:55

Registro Profissional de Jornalista

O Registro Profissional de Jornalista pode ser feito online no site do Ministério do Trabalho e Emprego em Registro Profissional.

O registro profissional é uma licença para se exercer uma profissão. Como a profissão de Jornalista não tem Conselho Profissional de Classe, como CREA, OAB e CREMEB, nosso registro é emitido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE (antiga DRT).

MTBE (Ministério do Trabalho e Emprego) é o registro profissional de certas categorias de trabalhadores, inclusive dos Jornalistas, que relaciona os dados do profissional ao Ministério do Trabalho, gerado por um número de identificação. Antes chamado de DRT (Delegacia Regional do Trabalho) hoje MTBE ou MTB.

De acordo com a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) com ou sem diploma este registro pode ser feito, infelizmente.

O processo de registro pode ser demorado, por isso verifique sua atual situação e já garanta a solicitação.

Como tirar DRT ou MTBE?

Acesse Sistema Informatizado do Registro Profissional – SIRPWEB e selecione “Registro Profissional” para preencher a solicitação de registro profissional. Confira o link AQUI

Documento exigidos

– Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS): páginas do Número, série e qualificação civil;
– Documento de Identificação (RG);
– Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
– Comprovante de Residência;
– Certidão de Casamento (se houver alteração de nome);
– Declaração negativa de ilícito penal;
– Diploma de conclusão de curso superior se houver (devidamente assinado).

O prazo para divulgação é de 10 dias, e pode ser acompanhado pelo SIRPWEB clicando na aba da lateral esquerda “Emitir Cartão de Registro Profissional”.

Lembramos que, mesmo sendo um documento importante e essencial em determinados processos seletivos, deixamos claro que somos 100% a favor da legitimidade do Diploma em Jornalismo.

SINJOR/MT

SINDICATO DOS JORNALISTAS DE MT Sindjor/MT