Notícias

26/06/2020 21:51

Sindjor saúda juiz que derrubou censura contra jornalista Enock Cavalcanti ; valeu a mobilização

Sindjor MT

O Sindicato d@s Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor/MT) saúda o juiz Antônio Veloso Peleja Junior, da Turma Recursal Única do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por ter cassado a liminar que obrigava o profissional Enock Cavalcanti a manter fora de seu site e perfil no Facebook postagens críticas a um ato público que pediu a volta do AI-5. 

A decisão é desta sexta-feira (26) e pode ser conferida em arquivo anexado ao final da matéria. A decisão atende ao mandado de segurança impetrado pelo advogado Diogo Botelho, que defende o jornalista, e também está em arquivo anexado. O mandado aponta a inconstitucionalidade da censura imposta ao profissional e ressalta o direito fundamental à liberdade de expressão. 

A liminar que censurava o jornalista foi concedida pela juíza Maria Aparecida Fago, do 2º Juizado Especial Cível de Cuiabá, em atendimento à ação de autoria da colunista social e jornalista Rosely Arruda, que participou da manifestação pró-AI-5 realizada em 19 de abril em Cuiabá. 

O processo movido por Rosely Arruda, por pretensos danos morais, prossegue, contudo sem censura, e à espera de uma audiência de conciliação. 

Agora, o jornalista Enock Cavalcanti pode republicar os textos censurados e continuar sua empreitada em defesa da democracia. 

Valeu a mobilização social, expressa pelos posicionamentos públicos do Sindjor, partidos políticos, colegas profissionais e imprensa local, assim como a repercussão nacional dada ao caso.


SINJOR/MT

SINDICATO DOS JORNALISTAS DE MT SINDJOR/MT
Rua Do Carmo, Nº 55, Baú, Cuiabá-MT CEP 78008-040
ATENDIMENTO 
por AGENDAMENTO
Ligue e agende
Telefones - (65) 99902-9142 
whatsapp (65) 9 9646-3060
E-mail: sindicatodosjornalistasdemt@gmail.com

 

FALE COM O SINDJOR

Redes Sociais

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo