Notícias

08/06/2020 08:15

SOLIDARIEDADE AO JORNALISTA ENOCK CAVALCANTI; NÃO À CENSURA!

O Sindicato d@s Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) vem a público manifestar apoio ao jornalista Enock Cavalcanti, injustamente obrigado a retirar de seu site e de suas redes sociais publicações que denunciam defensores da ditadura militar.

O Sindicato também manifesta repúdio à decisão da juíza Maria Aparecida Ferreira Fago, do 2º Juizado Cível de Cuiabá, que gerou tal arbitrariedade ao conceder antecipação de tutela à jornalista e colunista social Rosely Arruda, assumidamente participante de manifestação pelo retorno do AI-5, ocorrida em 19 de abril na capital do estado. (Decisão em arquivo anexado, assim como as postagens do jornalista Enock Cavalcanti.)

A concessão da decisão liminar é um duplo atentado à democracia, pois tolhe o exercício da liberdade de expressão e imprensa do jornalista Enock Cavalcanti e referenda o atentado aos Poderes Legislativo e Judiciário, vez que este foi um dos efeitos da decretação do Ato Institucional N°5 em 1968, quando o Brasil vivia sob ditadura.     

É fundamental que situações como esta venham a público, pois vivemos hoje um momento histórico no Brasil em que a escalada autoritária volta a ganhar corpo, inclusive com ataques físicos e morais a profissionais da notícia, o que redobra a importância de defender a democracia. 

Por isso reforçamos o apoio ao jornalista Enock Cavalcanti, rogamos a solidariedade das demais entidades da sociedade civil organizada de Mato Grosso e do Brasil e reiteramos a gravidade da decisão judicial mencionada. 

 

Em defesa da liberdade de expressão!

Não à censura!

Em defesa da democracia!

Ditadura nunca mais!

 

 

Cuiabá, 08 de junho de 2020.

 

Sindicato d@s Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT)

(Gestão 2019-2020) Em defesa d@ jornalista


SINJOR/MT

SINDICATO DOS JORNALISTAS DE MT SINDJOR/MT
Rua Do Carmo, Nº 55, Baú, Cuiabá-MT CEP 78008-040
ATENDIMENTO 
por AGENDAMENTO
Ligue e agende
Telefones - (65) 99902-9142 
whatsapp (65) 9 9646-3060
E-mail: sindicatodosjornalistasdemt@gmail.com

 

FALE COM O SINDJOR

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo