23/04/2020 11:48

Registro profissional volta a ser obrigatório; SINDJOR verifica procedimento junto à Secretaria Regional do Trabalho

(Sindjor-MT)

A “derrubada” da MP 905 pela falta de votação do Senado foi resultado de forte pressão das organizações de luta de tabalhador@s, incluindo jornalistas e suas entidades de classe, como o Sindjor-MT e a Fenaj. Dessa forma, o Registro Profissional de Jornalista volta a ser obrigatório, reforçado pelos decretos que regulamentam o exercício do ofício.

A comissão especial que discutiu a MP já tinha excluído a desobrigação do registro profissional para jornalistas e outras profissões, situação que foi consolidada com a “queda” da Medida Provisória.

Em Mato Grosso, o Sindjor busca informações junto à Secretaria Regional do Trabalho, vinculada ao Ministério da Economia, para saber dos novos procedimentos.

Ainda assim, é preciso manter a pressão para que a eliminação do registro não retorne em uma nova MP da Presidência, apesar de que o Congresso Nacional sinalizou a intenção de não retomar essa discussão.

Fiquemos atent@s. Em breve, novas informações sobre o assunto.

SINJOR/MT

SINDICATO DOS JORNALISTAS DE MT SINDJOR/MT