27/04/2019 14:59

Repórteres cinematográficos apresentam diagnóstico ao Sindjor e pedem apoio

Sindjor MT

Reunião ocorreu na sede do sindicato. (Foto: Adilson Costa)

A direção do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor MT) recebeu uma comissão de repórteres cinematográficos na sede da entidade, em Cuiabá, na noite desta sexta-feira (26).

Na pauta, um diagnóstico dos problemas do setor e atualização sobre o acordo coletivo dos jornalistas.

Entre as observações dos repórteres cinematográficos estão a ocorrência de dupla função, falta de pagamento do piso salarial (R$ 2.560,00), pessoas atuando na área sem registro profissional e carga horária excessiva.

"Estamos sempre na linha de frente, no olho do furacão, e mesmo assim somos pouco valorizados. Precisamos de apoio, por isso procuramos o sindicato", disse o repórter cinematográfico Ezequiel Salomão.

Itamar Perenha, presidente do Sindjor MT, ressaltou a importância do diálogo e afirmou a necessidade de concentrar forças na tentativa de acordo coletivo com os empregadores, que inclui reajuste salarial e dignas condições de trabalho.

"Estamos sempre na linha de frente, no olho do furacão, e mesmo assim somos pouco valorizados. Precisamos de apoio, por isso procuramos o sindicato", disse  Ezequiel Salomão

A primeira rodada de negociação (no dia 23) foi infrutífera, pois nenhuma das mais de 500 empresas de comunicação do estado enviou representante. A segunda está marcada para 7 de maio. Caso a ausência patronal se repita, o sindicato vai encaminhar a questão à Justiça do Trabalho na forma de convenção coletiva, com maior efeito vinculante.

"Ficamos muito felizes com a visita dos repórteres cinematográficos. Daqui em diante haverá sempre um representante do setor participando das reuniões de sexta-feira. Queremos estreitar os laços e fortalecer a categoria, que contempla repórteres de redação, editores, repórteres fotográficos e funções correlatas", explicou Itamar.

Ficou encaminhado também que a comissão de repórteres cinematográficos vai estimular junto ao setor a filiação de profissionais e a regularização das contribuições de quem é sindicalizado.

SINJOR/MT

SINDICATO DOS JORNALISTAS DE MT SINDJOR/MT