FREELA 30/09/2017 09:38

Sindjor/MT atualiza tabela de freelance

O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso  (Sindjor/MT) informa que a Tabela de Referência de Valores para serviços avulsos (freelance) de redação, edição, pauta, revisão, diagramação, ilustração, fotojornalismo, trabalho de repórter cinematográfico e assessoria de imprensa, recebeu reajuste de 3,99% (INPC acumulado) mais 5% de ganho real.

A correção da tabela de Freelance 2017 foi feita com referência no Acordo Coletivo da Categoria, que tem vigência entre maio de 2017 e abril de 2018. Lembrando que o piso salarial para o jornalista no estado  passou de R$  2.168,39 para  R$ 2.400,00 para a jornada estipulada no artigo 303 da CLT, de cinco horas diárias.

A direção do Sindjor/MT chama a atenção para o Art. 7º do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros: o jornalista não pode “aceitar ou oferecer trabalho remunerado em desacordo com o piso salarial, a carga horária legal ou tabela fixada por sua entidade de classe, nem contribuir ativa ou passivamente para a precarização das condições de trabalho”.
De acordo com o Estatuto, o Sindjor/MT representa os profissionais do Jornalismo em todos os municípios de Mato Grosso, portanto, a Tabela de Referência de Valores tem validade em todo o Estado e deve ser praticada e respeitada.

A Tabela de 2017 está disponível no site do Sindjor/MT no seguinte endereço:  ACESSE AQUI.